O acidente, o cartel e a cidade amarela…
O casalito de Suíços ficaram nas ruínas e para o google maps foi: Izamal a cidade Amarela.
Sem a parte da cidade amarela, como é obvio!
Só que antes de lá chegar, tivemos um encontro imediato com outro carro. Havia uma camioneta bem carregadinha e com traseira extra-larga na nossa frente, eram garrafas plásticas e parecia que iam cair para todos os lados.
A costa está livre e lá vamos nós… vem um carro lançado de trás e chocamos contra ele, o pior foi o susto e o dançar na estrada para evitar chocar com a camioneta da frente e não sair da estrada pela direita. Foi apenas uma dança aos S’s.
Quando te disserem “E agora?” no méxico, fica só à espera que o seguro te volte a ligar. Neste caso ficou combinado de nos encontrarmos mais tarde em Mérida.
Passamos 3h na Europcar e quando o Sr. Chegou, chegaram mais 2 carros cheios de gente na frente e mais um atrás, eu só consegui pensar que estávamos LIXAADOS!! Ele fazia parte de um Cartel de droga e que já nos iam seguir até ao hotel e trinta por uma linha… (Tudo produto da minha imaginação).
O Sr. do aluguer dos carros assegurou-nos que as pessoas daquela zona são pacatas e simples que podíamos ficar descansados, ninguém nos ia fazer mal. E não fomos seguidos, até porque saímos enquanto o Seguro ainda falava com o Sr. do carro amassado.
E agora sim, posso contar como é Izamal.
A cidade pintada de amarelo para agradar o Papa João Paulo II aquando da visita do mesmo. Quanto mais nos aproximamos do centro, mais amarelo ficava. Só não ataquem pela traseira, porquê? Bem… A fachada do convento de Santo António de Pádua é bem amarelinha, mas o corpo da igreja não é pintado, é como um avental na frente da saia.
Fomos comer um gelado, os vendedores de rua tinham gelados feitos em casa, congelados em sacos ou copos de plástico.
Pergunta (eu):
– São feitos em casa?
– Sim, sou eu que faço tudo.
– E a água?
– Qual água? É só fruta bio.
- Fruta no liquidificador e toca a congelar. Delicioso, o de coco.
Segurança em 1º lugar!!


